Não é porque o blog tem intuito de diversão para todos que posso me comportar alheio às coisas sérias que andam acontecendo ou fazer piada das mesmas. E tivemos, hoje, um evento que serviu de material para uma discussão (nada saudável) sobre um valor que até hoje não foi bem explicado: o sentimento de justiça.
![]() | Postado por: Felipe Caldas «
20 anos, de Brasília/DF e terceiro lugar na edição Reality Show. É bem competitivo e dedicado, gosta de colecionar imunidades individuais e de ajudar os amigos no jogo (enquanto isso não o prejudicar). Dramático e sonhador, se apresenta ao blog para postar comentários sobre os participantes de uma maneira bem bittersweet, do jeitinho que só ele sabe.
|
Explicando os fatos: Como todos nós sabemos, cada dia da semana dentro do The Mole possui uma função vital para o funcionamento do jogo. Aos domingos, temos eliminações. Aos sábados, questionário. E nas quartas, a revelação da lista de afinidades, resultado de enquetes realizadas na comunidade da Platéia do jogo. Nada diferente do normal, Tom Williams (nosso querido e, por vezes, grosseiro moderador), fechou a rotineira enquete semanal, pegou seus resultados e postou o que deveria ser postado. O problema? Ocorreu um empate entre 8 pessoas que, obviamente, tiveram suas listas reveladas. Esse empate ocorreu utilizando-se do critério que se repete desde que a primeira edição da Lista de Afinidades com enquetes apareceu nos campos do jogo, que é a porcentagem arredondada de votos. Tomando em consideração o fato de, na comunidade do jogo, se afirmar que "o jogador mais votado terá sua lista de afinidades revelada', parte dos participantes se revoltaram por terem suas listas reveladas, pois acreditavam que "mais votado é aquele que tem mais votos".
Pois bem. Coloquei em foco o sentido da palavra justiça para meu post justamente porque o debate se encaixa perfeitamente ao que ocorre no momento no jogo. Justiça traz em sua conceituação uma palavra muito marcante: Relatividade. O que é justo para uns, pode não ser justo para outros. E assim estamos inseridos em sociedade, tendo opiniões diferenciadas sobre matérias diferentes. Opiniões essas que, se não estiverem controladas (ou regulamentadas), podem trazer o caos para qualquer núcleo social, seja ele um jogo de orkut, seja ele uma nação inteira.
É por isso, portanto, que nossos atos são regulados por uma lei maior. De maneira geral, nossa constituição, que tece comentários acerca de diversos assuntos e como devemos nos manter aceitáveis dentro da sociedade (mesmo que não aceitemos posicionamentos referentes â estes assuntos).
Daí vocês perguntam, o que isso tem a ver com o que ocorreu hoje no chat do TM? Vos digo que tivemos injustiças jogadas para todos os lados. Como imparcial que sou (justamente por já ter passado pela posição de jogador), olhei de maneira bem analítica toda e qualquer frase postada acerca de todo esse conflito. E, posso dizer, estou estarrecido com o que vi.
A lógica dos que reclamaram foi bastante válida. Realmente, para quem não conhece, "mais votado" sugere que quem receber mais votos é que deve ter sua lista revelada. Sugere. Fiz questão de realizar o comentário sobre constituição acima, porque no TM também existe uma. E não, não é a vontade do moderador, como muitos (arrogantemente) acham que é. É sim uma coisa julgada, reiteradas decisões, repetição de caso. Para os mais leigos, a legislação do Tom Williams é toda focada no que ele vem fazendo desde a primeira edição do jogo. É cabível de reclamação? É sim, pela pequena falha de gramática usada na hora de explicar para os novatos o que é a tal lista. Mas não dá forma que foi feita.
O que vi foi uma revoada de ironias cheias de arrogância. O argumento, que era plausível, se transformou em lixo. Revoltados, foram lançadas acusações de autoritarismo, de 'babaovice' e até mesmo de desrespeito. E agora sim, estou sendo completamente parcial com a relatividade da injustiça, porque eu vejo ela bem mais presente em um sentimento que provavelmente o moderador sentiria do que a dos participantes que cometeram as reclamações acerca da dinâmica do jogo.
The Mole foi feito para diversão. Não por isso, é um jogo sério. Tanto para os participantes (suponho eu) quanto para o moderador. Então, existe a enorme vontade de se realizar algo de qualidade. Mas me dói olhar o quão egoístas conseguem ser alguns indivíduos. Pessoas que se revoltam por realizar uma prova erroneamente e acham que, porque o moderador foi ríspido ou até mesmo grosseiro, se sentem no direito de afirmar que ele faltou com o respeito. Foi cogitada a utilização de um termo "Sara está louca?" como se fosse de propósito difamador, olha só quanta ignorância! Como se eu não virasse para minha mãe vez ou outra e falasse "mãe, pirou?". Olhei para toda a conversa sentindo o podre das pessoas que escreviam em cada palavra que falavam.
"Nos deixou falando sozinhos, que falta de respeito". Porque é realmente a obrigação dele ficar 25 horas por dia a disposição de qualquer um, pelo simples fato de ter se proposto a moderar algo. Repito, quanta ignorância!
"Já já aparecem 1883230128391811 de ex participantes defendendo ele". Engraçado. Até onde eu sei, 10 entre 15 participantes do TM reclamam de algo com o moderador. Nem sempre dá certo. (mas ao menos se mantem o nível).
...
Decepção define. Vi um amigo, o moderador dessa joça, ser taxado de arrogante, de autoritário, de incompetente e de incoerente. Tudo veladamente (e oculto no meio de lindas ironias), claro. Uma PESSOA que se dispôs a colocar parte do seu tempo para a diversão alheia (e claro, dele próprio) ter sua credibilidade posta em corda bamba por uma série de novatos que se vitimizaram porque não tiveram o resultado esperado no que fizeram. Chega a ser covardia. Quer dizer que se não me saio bem em uma prova por um erro MEU, foda-se a moderação que não me explicou o que eu devia fazer, meu esforço deve ser reconhecido? É isso mesmo, produção? Digo que chega a ser covardia porque não se dão ao luxo de uma conversa branda e sem frases soltas. Covardia sim, por terem dado a ilusão de que seriam uma boa adição pro casting, quando só o que fizeram foi encher a barriga de arrogância e partir pra cima de quem quer que seja, no matter what.
Fica a dica, galerinha: Bastava ser mais paciente. Bastava um papinho maroto, em pvt, quem sabe. Bastava um 'talvez ele esteja ocupado no momento, depois ele poderá me explicar o que houve". Bastava um pouco mais de HUMANIDADE. Já fui moderador. Já errei. Já tentei consertar. E talvez por isso eu me sinta no direito de me revoltar, porque achei tudo de extrema incoerência.
It's over, baby. Como prolixo que sou, volto ao que disse acima: Justiça é relativa. E como se sentem injustiçados, aceito o que querem fazer quanto à desistência. Isso não quer dizer que respeito. E por não respeitar, surge o fato de eu ter perdido o respeito por vocês 3, desistentes. Se isso importa? Realmente não sei, afinal vocês "tão cagando pra tudo", não é mesmo?
Só achei uma coisa meio 'errada' digamos, não errada, mas a ser generalizada, nem todos são novatos, novatos em TM? SIM, mas não nos jogos, então, tendo em vista que a maioria dos jogos possui uma semelhança autoritária e de julgamento em relação á uma 'regra básica' que se expande por todos os jogos, deveria se pensar que não, eles não são 'novatos', vulgo, concordo 100% com o que Caldas falou, creio que isso não é motivo de desistência, é motivo de uma discussão aberta ou fechada 'depende da pessoa e do que entrará no assunto dela rs' , achei que, até conhecendo os mesmos, foi uma atitude imatura e que deveria ser pensada melhor, por que quando se aceita entrar, não só ingressa no jogo, mas sim, aceita que estará a disposição das provas, de tornar o jogo algo saudável e de recreamento espontâneo para quem participa/assiste.
ResponderExcluirNa minha opinião, mesmo Tom falando "Fica a critério de cada um querer permanecer no jogo ou desistir dele, não estou aqui para obrigar ninguém a fazer o que não quer."
É algo obviu a ser dito, vulgo ele não ter o poder de mandar em ninguem ali, mas como Kyle disse, 'estavam de cabeça quente' , tenho certeza que ao menos 2 dos 3 vão se arrepender, e foi uma decepção, enorme, ver isso acontecer.
Acho que eles não deveriam ver so esse lado, deveriam ver que Tom tem uma vida pra cuidar, um filho pra ir por o vídeo-game pra funcionar [brinks rs], e que nem sempre ele pode acertar, deveriam ver que ele teve trabalho em criar uma temática inteira, para agora ter que reajustar por 3 pessoas terem achado que ele foi ‘arrogante’ e/ou ‘ignorante’ em relação a uma discussão que ao meu ver, foi desnecessária e ridícula.
Socoho, ignorem o poste, so queria expor o que penso e aqui poucos iriam ler xx K
ResponderExcluirasuhauhsuah'
Não poderia concordar mais com o que o Caldas falou. Por acaso, ontem, deu a maior merda, e eu fiquei presa na faculdade até quase 22hs e acabei perdendo toda a confusão. Coincidentemente, a prova que fiz hoje tinha em um de seus tópicos: direito e justiça. Acho muito interessante em como deturpado é esse conceito, ou como o próprio Fê falou, relativo. Acho ainda mais interessante como por ser estudante de direito, algumas pessoas se usam disso como se por isso, o conceito de justiça estivesse mais esclarecido do que pra alguém. Sou estudante de direito, e por isso mesmo sei que NÃO EXISTE UM CONCEITO DE JUSTIÇA, e, sinto muito aos que não sabiam, nem o próprio direito busca fazer justiça (sim, é sério); e sim a manutenção da ordem. Acho ainda que essas mesmas pessoas, que se fazem valer de constituições e coisas do tipo no jogo, deviam antes ESTUDAR e CONHECER a constituição DO JOGO. Se quiserem dizer que eu tou babando o Tom, sintam-se à vontade, sério, porque eu REALMENTE acho que ele é digno de babação. Nunca escondi de ninguém que sou completamente apaixonada por ele(e lembrem: pra isso, faz-se necessário admiração), portanto, ele é pra MIM uma pessoa INCRÍVEL, e um moderador EXCEPCIONAL, porém HUMANDO. Talvez, ele erre algumas vezes, talvez ele erre muitas, mas QUANDO ERRA SABE RECONHECER. Quando dizem que "já já aparece um monte de ex jogador pra defendê-lo" será que isso não mostra NADA a vocês?! Nada?! Se existe muita gente, que JÁ PASSOU pelo que vocês passam, que já BRIGOU, DISCORDOU, e continua defendendo-o é porque algo positivo aí tem, não?! Pra aqueles que sabem RESPEITAR o Tom é muito mais que um moderador, um AMIGO. E por mais que tenhamos brigado algumas vezes na minha edição, a 8ª, nós NUNCA faltamos respeito um com o outro, talvez por isso, hoje, tenhamos essa amizade LINDA. Acho que isso é muito do que faltou a alguns aqui, respeito. No mais, acho super interessante também algumas pessoas que insistiam, loucamente, pra que eu falasse com ele, já que essa edição era tbm por indicação, porque queriam muito jogar, e agora bem... preciso explicitar mais?! Aí, ainda preciso dizer uma coisa e CITAR um nome -me perdoed desde já se o incomodar- : Trukan. Ninguém na face da terra me pentelhou mais que ele, e confesso que, as vezes, me deu até vontade de não falar bem dele. Mas surpreendentemente ele hoje me parece um dos participantes mais merecedores dessa vaga. Então, aqui, publicamente, eu te peço desculpa, truks, por ter confudido teu excesso de entusiasmo com chatice. hahahaha :*
ResponderExcluirE só uma coisa que esqueci: irrita bastante a gente ter lutadoi tanto pra que existisse uma 9ª edição e alguns simplesmente fazerem pouco caso disso! (:
ResponderExcluir